quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Filosofando a Esperança...

"E há esperanças, do derradeiro fim..." Jr 31:17

Porque começar um post com uma citação bíblica  Coisa simples de explicar, dormi menos de três horas ao longo dessa noite e, ainda assim, nesse curto período, sonhei que lia para uma amiga. Eu lia e ela se mantinha interessada na leitura, conversamos sobre o que falava e num passar de olhos (É meu...eu falo, respiro e passo os olhos a minha volta...), percebi que lia a bíblia.
A amiga não vem ao caso, mas o que envolvia o sonho ficou na minha cabeça e....veio pra cá.



"Gosto de falar sobre esperança. Não porque essa seja uma palavra bonita e que transmite melhores perspectivas de futuro, mas porque sei que Deus é um Deus que surpreende os esperançosos. A esperança em si já é algo de muito curioso porque ela existe quando aparentemente não tem motivos para existir: "A esperança é o ato de ser feliz sem a felicidade" (Berilo Neves). 
Ela não é o mesmo que fé porque na fé repousa a certeza do que se não vê Hb 11:1. Na esperança repousa a incerteza do presente e do futuro de modo a não se abater pela impossibilidade de vir a existir o que não existe. Não há certeza, mas ânimo. Dessa forma, quem apenas espera, é possível que não alcance, mas morra na esperança de alcançar. Triste, não? Como pode a esperança ser motivo de frustração? É por isso que é verdade o ditado popular: "A esperança é a última que morre". De certo é que ela morre, ainda que tarde para os que tão somente esperam sem fundamento firme. Como resolver essa terrível contradição sobre esperança e morte? A resposta, está na Bíblia.

"Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência" Rm 4:18

E quando vi: "esperando contra a esperança" pensei: O que isso quer dizer? Como pode alguém ser contra a esperança e ainda assim esperar? Eis a resposta! É que Abraão não estava apoiado na esperança, mas na fé! Sem a fé, nada de milagres!É possível ter esperança e não alcançar, mas é impossível ter fé e fazer morrer a esperança! Sobretudo, é necessário ter fé em todo o tempo para permanecermos animados e amparados pela certeza do que é e do que há de vir.
E o que ainda se revela nessa filosofia sobre esperança é que ela precisa desesperadamente estar aliada a fé, como irmã gêmea, gerada no mesmo seio, parida de igual parto: "Agora, pois permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior desses é o amor" I Cor 13:13.

Lembre-se ela é irmã gêmea da fé, da mesma família do amor e necessitamos ter esperança. A grande diferença está em não desistir da fé enquanto espera. 
Esperança é JC nos fazendo esperar com alegria e certeza aquilo que não vemos.  Esperança e fé se traduz em milagre. Milagre rima com felicidade. Seja feliz! Creia no que julgar melhor para você, mas SEJA FELIZ!




10 comentários:

  1. nossa q lindo flor fiquei emocionada até
    bjus
    ju

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo flor, vc sempre emociona com suas palavras bjim amada

    ResponderExcluir
  3. muito lindo, caiu até aqui uma lágrima.... bonitas palavras...
    Bjo :)
    Paladares da Paparoca

    ResponderExcluir
  4. Lindas as palavras!
    Adoro te visitar.
    Beijos.
    www.meumundorosa.com

    ResponderExcluir
  5. Palavras fortalecedoras e encorajosas.. Precisava um pouco disso hoje...

    Obrigadaaa

    POST DO DIA: Esmalte pro Final de Semana ♥
    Link: http://beautywithinaccessories.blogspot.com.br/2012/11/esmalte-da-semana.html

    ResponderExcluir
  6. é o que vc disse é a mais pura verdade. Mas para mim o que me move é a minha fé, a esperança e so o conforto em palavras para dizer que com a minha fé ira acontecer...

    ResponderExcluir
  7. Tenho sempre "tantos" planos...pro dia, pras horas, pra vida...que se não fosse a fé aliada e parceira da esperança...eu não existiria...
    como diz vc....JC é meu amigo!
    bjim, Dé@

    ResponderExcluir
  8. Lindas palavras!
    Como sempre né!

    Beijinho! ♥
    www.ideiaconsumista.com

    ResponderExcluir
  9. Ser feliz sem a felicidade... Muito intenso!
    Gostei!

    Beijinho! ♥
    http://territoriorosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir