quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Das coisas que uma solitária manhã de chuva faz por você...


Perdão, meu anjo...

Pensando em pecados e confissões - com uma mãozinha da chuva que insiste em cair e deixar sua melodia na minha janela, a casa vazia, um turbilhão de pensamentos querendo espaço - sentei aqui e fui pesquisar, no intuito de ler, relembrar, me olhar por dentro e entender o porque de ter acordado com esse tema/necessidade em mim hoje.

- Um breve retorno a noite de ontem, alguns minutos e muitas palavras, acho que o trecho abaixo deu a margem para tantas e desconexas indagações:

"Necessário foi uma boa dose de desamor. Bem maior que as minhas doses que ajudam a sufocar-me. [...] Antes, eu era capaz de amar o amor que sentia. Mas apenas antes…, muito antes. Perdi o encanto apenas para assistir a teus raros momentos de humanidade. Aquela humanidade fugidia e rara, que demonstras apenas em momentos de real despedida. Para continuar a amar-te, meu querido, é necessário tanto desamor… É necessário tanta renuncia e constante eclipse no sol das minhas expressões. Dizes não saber mais quem sou. Respondo-te, pois, que hoje sou a mais triste de todas as canções deste mundo. [...]
(Como tudo, como sempre.)"

- Wikipedia numa das janelas e, procuro no tema algo que me deixe alguma luz... Não sei se a famigerada que alguns encontram no fim do túnel, prefiro acreditar que seja aquela luz que mantem o brilho, ainda que escondido, no olhar das almas que encontram alegria nos mínimos detalhes da vida. Peguei os pecados, suas descrições e observações, editado, claro para que não precise capitular esse post.

- Lendo:


A Gula
Gula é o desejo insaciável ... Esse pecado também está relacionado ao egoísmo humano: querer ter sempre mais e mais, não se contentando com o que já tem, uma forma de cobiça. Ela seria controlada pelo uso da virtude da temperança. 
A Avareza
É o apego excessivo ... deixando Deus em segundo plano. É considerado o pecado mais tolo por se firmar em possibilidades.
"Conduz à idolatria, que significa tratar algo, que não é Deus, como se fosse deus."
"Mais caracteristicamente é um desejo descontrolado"
Existe também avareza por informação ou por indivíduos, por exemplo. 
A Luxúria
(do latim luxuriae) É o desejo passional e egoísta por todo o prazer sensual. Também pode ser entendido em seu sentido original: “deixar-se dominar pelas paixões”.
Consiste no apego aos prazeres carnais, corrupção de costumes; sexualidade extrema, lascívia e sensualidade. Do latim luxuria
A Inveja
"O invejoso ignora tudo o que é e possui para cobiçar o que é do próximo."
A inveja na forma de ciúme é proibida nos Dez Mandamentos da Bíblia. Do latim invidia, que quer dizer olhar com malícia.
A Preguiça
... Frequentemente associada ao ócio, vadiagem. Do latim prigritia.
A Vaidade ou Orgulho
Conhecida como soberba, é associada à orgulho excessivo, arrogância e vaidade.
A Ira
Essa eu pulei, não encontrei nada na descrição que criasse algum um elo com meus pensamentos.


Acredito que quem me lê já deve estar se perguntando se cheguei a alguma conclusão (...) Claro. Todas as minhas respostas estão ai... Em forma de confissão, de pedido de perdão...

Talvez, alterasse apenas a introdução desse post para algo mais direto:

"Perdão, meu anjo, eu pequei... Tenho pecado tanto no meu egoismo em viver em busca do melhor, em editar tanto os meus pensamentos, em deixar que quem está a minha volta acredite que encontrará em mim qualidades que nem eu sei se tenho a oferecer, em não ser capaz de sustentar laços que queiram me tolher a condição de respeito e a liberdade de apenas ser... Sou apenas humana, peço o Seu perdão e peço ainda que afaste de mim tudo isso que tanto incomoda, cerceando minha alegria e gratidão pelo simples fato de estar viva. Por confiar no Seu amor, sigo... Muito mais leve do que quando comecei a escrever. 



"Considerai os lírios do campo....
Eles não fiam, nem tecem... E no entanto nem Salomão com toda a sua gloria e riqueza se cobriu como um deles!"



3 comentários:

  1. ai que saudades de ler seus textos bia e confesso que me perdi nesse entrei nesse mundo pensei sonhei alto revivi algumas coisas lindo...
    bjus
    ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha Jujubinha... Saudades de abrir o coração e deixar as palavras saírem assim... Coisa boa essa retorno.
      Obrigada, amiga!
      Beijinhos

      Excluir