segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Momento "Emilia baixou"...


Abacateiro acataremos teu ato
Nós também somos do mato como o pato e o leão
Aguardaremos brincaremos no regato
Até que nos tragam frutos teu amor, teu coração
Abacateiro teu recolhimento é justamente
O significado da palavra temporão
Enquanto o tempo não trouxer teu abacate
Amanhecerá tomate e anoitecerá mamão
Abacateiro sabes ao que estou me referindo
Porque todo tamarindo tem o seu agosto azedo
Cedo, antes que o janeiro doce manga venha ser também
Abacateiro serás meu parceiro solitário
Nesse itinerário da leveza pelo ar
Abacateiro saiba que na refazenda
Tu me ensina a fazer renda que eu te ensino a namorar
Refazendo tudo
Refazenda
Refazenda toda
Guariroba

Refazenda - Gilberto Gil  (Quer ouvir? Aqui.)




Não sei explicar o que se passa com Tico e Teco (sim, meus neurônios identificados), mas o foco se foi com a melodia. Essa música (assim como algumas outras que carrego comigo e ouço sempre) 'me tira de mim'. Me faz tentar imaginar outras épocas, outros momentos, lugares e situações em que eu gostaria de ter passado, vivido... 

Intrigada. O próprio Gil certa vez falou que ela não faz referencia a nada, que é um jogo de palavras, rimas, que deu certo. 
Ora... No ano de 1975, tantas mudanças ainda tão recentes. 
Quem ouve essa música e não viaja nas mensagens que ela pode ter passado (Na verdade, passa, né...)? Na questão contextual, no que diz respeito a espera, a paciência, alguns trocadilhos usados para evitar a censura. Assim: Abacateiro acataremos teu ato, a meu ver, por ser verde o abacate representaria uma espera pelos atos e acontecimentos promovidos pelos militares, mas na esperança, sempre na esperança de um alerta, uma mudança.
Ou simplesmente um jogo de palavras e ideias muito bem feito... (Como se estivéssemos sob a sombra de um abacateiro, simples humaninhos, apenas a espera, tendo que nos submeter as arbitrariedades de um poder ditatório e inaceitável). Ok, ok.
Mensagem pra Chico? Referencia aos milicos e a questão vivida? Apenas uma canção em torno da lendária fazenda Guariroba? Uma rima que deu mais do que certo?... Fato é que... Que não consigo simplesmente ouvi-la. Viagem ou não, fica a ideia de mudança, de força, paciência, tempo... Ai é com você.





Nenhum comentário:

Postar um comentário